quarta-feira, 16 de junho de 2010

Halford J. Mackinder - Visão Geoestratégica

O propugnador do poder terrestre

Considerado o grande teórico da geopolítica clássica, o geógrafo e político britânico Halford J. Mackinder(1861-1947) contrariava a teoria do poderio naval de Mahan. Mackinder acreditava que a geografia era a base da história, com isso construiu uma teoria que tem na geoestratégia a chave para a hegemonia mundial (o poder terrestre, e não o naval, como dizia Mahan).

Segundo sua teoria, o controle do mundo ensejaria domínio sobre determinado espaço terrestre no coração do Velho Mundo.

Mackinder criou alguns conceitos que foram reproduzidos praticamente por todos os demais geopolíticos e se tornaram clássicos: os principais são pivot area, world island e heartland.
World island - Grande bloco de terras denominado de "Velho Mundo" (África e Eurásia). No qual, de acordo com seus estudos, havia a maior população mundial e onde ocorreu as maires guerras da humanidade.

Pivot area - Dentro do world island. Imensa região central localizada na parte da Europa e em parte da Ásia.

Heartland - Região geoestratégia do planeta, no coração da pivot area - que corresponde aproximadamente ao que chamamos hoje de Europa Oriental.

Assim, para Mackinder "quem controla a hertland [terra-coração] domina a pivot área e quem domina a pivot área controla a "ilha mundial", e quem controla a "ilha mundial" domina o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário